sábado, 10 de julho de 2010

Vírus

Vírus de game cria "rede zumbi" em smartphones da Nokia


Um malware que afeta o sistema operacional Symbian, da Nokia, está sendo usado para criar uma botnet, também conhecida como "red e zumbi", de dispositivos móveis. De acordo com o site The Register, os modelos afetados são os smartphones Nokia da série 60.

Relatório publicado pela empresa de segurança NetQin, da China, informa que cerca de 100 mil aparelhos podem ter sido comprometidos. Segundo o documento, o malware infecta os telefones através de um game exclusivo para o Symbian. Sua programação consta de instruções de envio de SMS em massa.
"Essas botnets fazem ao menos uma das duas coisas: Mandam mensagens de texto para todos os contatos da agenda pessoal do usuário ou enviam as SMS para números aleatórios, através de um servidor", explica a NetQin. Para não deixar rastros, o vírus ainda apaga as mensagens enviadas das caixas de saída e removem qualquer registro da transação, como arquivos de log.
O conteúdo enviado contém endereços para sites maliciosos, que infectam os computadores com vírus ainda mais perigosos. A organização The Symbian Foundation , que é quem regulamenta os aplicativos que podem ser utilizados no Symbian afirmou que o certificado utilizado pelo malware já foi removido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário