sexta-feira, 16 de julho de 2010

Droid X

Droid X estreia nas lojas americanas

Saiu do forno o Android mais comentado das últimas semanas, o Droid X. E que cozinha aplicada essa da Motorola. No papel e nas apresentações até agora o novo aparelho deixa qualquer aficcionado por tecnologia com água na boca.

Vamos por partes, porque o prato é grande. O Droid X já tinha sido visto andando por aí, mas o que sabíamos sobre ele não era nada muito além de sua tela gigantesca de 4,3 polegadas e que rodaria Android 2.1. Essas informações foram confirmadas no lançamento do aparelho, mas sozinhas não causavam muito entusiasmo — e podiam até suscitar críticas.
O que se vê no smartphone é que essas decisões são totalmente justificáveis. A começar pela tela (touchscreen WVGA de 480 x 854 pixels de resolução), cujo tamanho é necessário para ver filmes e fotos em alta resolução. Sim, pois a câmera do Droid X filma em 720p e captura imagens em 8MP — com a ajuda de dois flashs de LED embutidos.

A versão Eclair do sistema operacional do Google pode entristecer os afoitos por novidades, mas será que nesse caso ela era imprescindível? A opinião desse que vos fala é: não. Nesse modelo, essa versão do sistema permite até nove telas iniciais e em breve terá suporte a Flash, via atualização, segundo a Motorola.

Mas acalme-se quem ainda quer o Android 2.2 no aparelho: o sistema operacional será atualizado, segundo a Motorola. A promessa deve ser verdade, pois o hardware do Droid X parece ser bem robusto. O processador OMAP3630 tem clock de 1 GHz e sua memória RAM é de 512 MB. O sucessor do Milestone voa baixo e digamos que tem até aerodinâmica para isso. Com 1 centímetro de espessura, pode incomodar somente porque é grandalhão: tem 12 centímetros de altura e 6 cm de largura.
Se com todo esse tamanho ele o irritar um pouco no bolso, você pode tirá-lo de lá e colocá-lo sobre a mesa para transmitir seus vídeos a outro gadget. O smartphone tem saída HDMI e certificado DLNA, que permite enviar mídia pelo Wi-Fi n. Além dessa conexão com a web, ele também tem 3G e faz tethering com até 5 aparelhos simultaneamente — a banda deve ser compartilhada, então não espere altas velocidades nesse caso.

Para finalizar a longa lista do Droid X, vale ressaltar o GPS conectado ao Google Maps, além dos diversos aplicativos da empresa que estão no aparelho. Itens de série como Bluetooth e microUSB também estão inclusos. A memória interna do gadget é de 8 GB e ele vem com cartão miniSD de 16 GB.

Como nem tudo são flores e aparelhos dos sonhos, o Droid X parece ter a tela muito brilhante. A um smartphone que se propõe a tanto também fica faltando uma câmera frontal para videochamadas e, para fãs dos teclados físicos, o dito-cujo.
O preço nos EUA será de 300 dólares para aparelhos desbloqueados. Lá, para o smartphone funcionarcomo hotspot, mas para isso será preciso pagar uma taxa extra. Com tudo isso, ele pode chegar aqui a um preço tão alto quanto seu tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário