quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Convergência tecnológica

Convergência tecnológica agrega serviços de roteirização e traz benefícios para setor de logística e transporte

Tendência é que mais funcionalidades migrem para mesma plataforma

A convergência tecnológica há muito deixou de ser ficção. Os equipamentos eletrônicos estão se tornando verdadeiros canivetes suíços, de onde sai uma ferramenta aparecem mais de cinco. Esse artefato, criado em 1891, já deu a primeira dica do que viria mais tarde.
Com o intuito de facilitar a vida de quem trabalha nas ruas, os equipamentos eletrônicos estão agregando várias funcionalidades, uma das características da convergência tecnológica, que a partir dos impulsos econômicos, sociais, e até mesmo políticos, tomam contornos, especialmente no Brasil.
O aparelho pode ser usado por vários setores (Imagem: divulgação)
Um exemplo é o computador móvel Pidion Bip 1300, que reúne impressora térmica, leitor de código de barras, câmera fotográfica, Bluetooth, Wi-Fi, pode ser usado como telefone e também possui um GPS, além de outras ferramentas.
Segundo Marcelo Nadal, gerente comercial da Prime Tecnhologies, desenvolvedora do computador móvel, há uma tendência de algumas funções distintas acabarem migrando para uma mesma plataforma, principalmente aquelas que beneficiem o setor de transporte e logística.
“Com um equipamento que reúne várias funções o usuário pode, como por exemplo no setor de entregas, fazer a rota, com o GPS, otimizar o tempo e ainda pegar a assinatura eletrônica do cliente e avisar a central que a entrega foi realizada com sucesso”, diz o gerente, e completa “isso será útil principalmente para a cidade de São Paulo”.
Segundo Nadal há um vários campos em que se pode aplicar esse tipo de aparelho, desde fiscalização de trânsito até serviços de pronta-entrega.
Smartphones
Venda de smartphones cresceu 128% no Brasil, segundo The Nielsen Company (Imagem: divulgação)
Outro exemplo que está mais acessível no mercado são os smartphones. Desde que surgiram, há pouco menos de 10 anos, os celulares inteligentes já vinham com um diferencial, o de não ser apenas um aparelho para chamadas telefônicas.
Depois de poderem conectar-se à internet foram criadas plataformas, nesses aparelhos,  que suportam serviços de GPS, e agora aplicativos de localização.
A integração com redes sociais, (Facebook, Foursquare, Twitter, entre outras) também facilitou a convergência de funcionalidades, dando destaque também para os serviços baseados em localização.
Acompanhe o portal InfoGPS também pelo Twitter.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário