segunda-feira, 14 de junho de 2010

Conceito

Celular com Android vai poder fazer até cafezinho

Gostos e preferências costumam ser sempre muito diferentes de pessoa para pessoa. Tentar chegar a um senso comum com relação a uma comida ou bebida, por exemplo, gera polêmica. Entretanto, não há como negar que, da mesma forma, existem elementos que são "queridos" por quase todos.

O café pode ser considerado um deles. Sim, certamente há quem queira manter distância da bebida, entretanto mesmo assim gosta do cheiro do café fresquinho, que acabou de sair da cafeteira. E, se você é um adorador desta iguaria e já sonhou em ter uma máquina que, ao saber que você a ligou, fizesse automaticamente o café que você está a fim naquele momento, talvez suas preces tenham sido atendidas.
Diga adeus ao café que você não gosta!
O Metatrend Institute, da Coreia, criou um conceito de cafeteira que utiliza como controlador o sistema operacional Android de um smartphone conectado a ela. Chamada de Apresso, ela possuiria em sua parte superior uma doca na qual você acomoda o celular (que necessariamente utilize o Android) e relaxa enquanto ela faz o serviço. A partir desta comunicação, a cafeteira reconhece quem você é e identifica o tipo de café de sua preferência.
Inclusive, a Apresso poderia sugerir um tipo diferente de café, conforme o dia ou seu estado de humor. Por meio dainstalação de um aplicativo que armazenasse suas preferências e as transmitisse por computação na nuvem, suas informações pessoais seriam lidas independente do local (casa, trabalho, etc) da máquina que você estivesse utilizando no momento. Adicionalmente, a Apresso comunica-se com seu celular, inclusive servindo para carregar a bateria dele.
Ao contrário do formato tradicional de pó ou grãos, o café é preparado utilizando uma espécie de "cápsula" com um código QR (Quick Response), também conhecido como código de barras em duas dimensões. Quando a cápsula é depositada na máquina (ou selecionada pelo dispositivo) a Apresso interpreta as informações ali disponíveis, devolvendo-as na forma de uma explicação sobre o tipo de café que você está tomando.
Se você já achou uma ideia maravilhosa ter sempre o café feito conforme você gosta, temos outra novidade: adicionalmente, a máquina toca música. Através da leitura do código QR da cápsula de café, ela seleciona uma música apropriada ao sabor escolhido.
Ou seja: você vai poder saborear seu café preferido ou aceitar uma sugestão de preparo conforme seu estado de espírito e ainda por cima ouvir uma boa música enquanto ele é feito. Por meio do código QR e leitura de seu Android, as músicas podem ser escolhidas de acordo com seu humor, sabor do café, preferências ou de forma aleatória.
Por enquanto é apenas um conceito, mas o que você acharia de ter um dispositivo assim em sua casa ou trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário