quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Zynga

Criada do FarmVille, já vale mais que Electronic Arts


Brincar de fazenda pode dar dinheiro. Muito dinheiro. Ao menos, é o que acontece com a Zynga Games, que tem no FarmVille uma mina de ouro mais lucrativa que qualquer outro game da atualidade.
O Farmville FarmVille é um game social baseado em Flash, que simula uma fazenda em tempo real, onde você deve continuar cuidando das suas plantações e afins ao longo dos dias. Embora seja possível acessá-lo pelo seu website próprio, o jogo fez sucesso como aplicativo do Facebook. hoje, o Farmville é o game mais popular do mundo, com mais de 60 milhões de usuários ativos.
FarmVille
Toda essa popularidade fez da Zynga Games uma empresa valiosa. De fato, tão valiosa que, pela primeira vez, seu valor ultrapassou a gigante Electronics Arts (a mesma que desenvolve títulos como Need for Speed, Medal of Honor, The Sims, Battlefield). Vale dizer que nem só de FarmVille vive a Zynga: no Facebook, ela têm hoje mais de 210 milhões de jogadores e seis dos 10 aplicativos mais populares na rede social.
As ações da Zynga se valorizam a ponto da companhia alcançar um valor de US 5,51 bilhões no mercado, enquanto a EA é avaliada em US$ 5,22 bilhões. A briga entre as duas empresas é também uma briga de modelos de negócio completamente diferentes no mundo dos games.
FarmVille
Enquanto a Electronic Arts aposta no modelo antigo, comercializando jogos caros e famosos como "The Sims" e "Fifa" em lojas especializadas e no varejo, a Zynga distribui o Farmville gratuitamente nas redes sociais, ganhando dinheiro com a venda de bens virtuais, como armas e veículos que ajudam os jogadores a melhorem no jogo.
As duas empresas, no entanto, seguem atrás da Activision, com valor de mercado de US$ 13,9 bilhões e da gigante chinesa Tencent Holdings, que oferece jogos online e outros serviços de internet, valendo incríveis US$ 43 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário