Vendas de smartphones crescem 50,5% no mundo.
Uma pesquisada conduzida pela Gartner revelou um crescimento considerável nas vendas de celulares no mercado mundial, representando um aumento no segundo trimestre de 13,8% em relação ao mesmo período de 2009. (veja os resultados da pesquisa para o mercado brasileiro aqui).
Se o mercado de celulares em geral cresceu cerca de 19%, o de smartphones tem um crescimento muito mais acelerado: 50,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Nokia manteve a liderança com uma quota de mercado de 34,2%, embora em declínio em mais de dois pontos comparados a 2009. A Samsumg manteve o segundo lugar com 20,1%, seguida pela LG (9,0%), enquanto a Sony Ericsson e a RIM ficaram em quarto lugar com 3,4%.
Vale destacar o crescimento da HTC, que entra pela primeira vez no top 10 dos principais fabricantes do mundo (crescimento de 139,1% em unidades vendidas). O salto da fabricante de Taiwan se deve principalmente ao sucesso de seus smartphones Android.
Já no mundo dos sistemas operacionais, o Symbian, que equipa os celulares da Nokia, lidera com 41,2% do marketshare, seguido por RIM (18,2%) e Android (17,2%). Talvez o número mais importante dessa pesquisa tenha sido o crescimento do Android em apenas um ano, que em 2009 era responsável por apenas 1,8% das vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário