De onde vem o dinheiro do Android?
Eric Schmidt, CEO da Google, disse em entrevista ao Wall Street Journal que o Android pode valer potencial US$ 10 bilhões. Mas de onde vem esse dinheiro?
Ao contrário do modelo de negócios da Microsoft, que cobra um valor fixo para licenciar seu sistema operacional em aparelhos das fabricantes interessadas, o Android não cobra nada das fabricantes para distribuir seu SO.
Hoje, todo o lucro do Android vem da receita da publicidade existente nos aplicativos gratuitos, ou da venda dos aplicativos pagos no Android Market. A Google recebe 30% de todo o valor que os desenvolvedores vendem na plataforma pela loja virtual. De acordo com Eric Schmidt, "Se nós tivermos um bilhão de pessoas usando o Android... bastaria que cada usuário rendesse $10 por ano".
A Google pode ainda ampliar as oportunidades para monetizar sua plataforma móvel. Assim como hoje faz a Apple com o iPhone, a gigante de Mountain View poderá vender conteúdos digitais como música, vídeos, livros, revistas, etc. Sabemos que muitas vezes a empresa encontra, apesar do sucesso de seus produtos, dificuldades para rentabilizar o negócio, como é o caso do Youtube. Esperamos que não seja o do Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário