Nokia e Android crescem, Apple e RIM caem no Brasil
A Gartner liberou um novo relatório trimestral sobre o mercado de smartphones no Brasil para usuários finais, revelando alguns números surpreendentes, considerando que vão de encontro com o cenário do mercado mundial.
O Symbian da Nokia que, apesar de ainda líder mundial de vendas, vem perdendo mercado ultimamente, viu seu marketshare subir de 38,1% para 54,9% comparado ao mesmo período de 2009, número que representa a venda de 584,9 mil aparelhos. O Android, que não figurava entre os sistemas operacionais mais vendidos no Brasil no ano passado, hoje já aparece em quarto lugar com 8% das vendas no país (ok, esse número segue a tendência mundial).
Ainda na contra-mão de outro países, o Windows Mobile cresceu de 3,3% para 5,9%, enquanto o iOS da Apple caiu de 17,2% para 8,5%, menos da metade do marketshare de 2009. A RIM também perdeu mercado para o Symbian e o Android, indo de 37,2% em 2009 para 22,1% no último trimestre, mas ainda mantendo a segunda posição no ranking.
A ascensão do Android no Brasil foi benéfica principalmente para a Motorola, fabricante que mais apostou no sistema no mercado nacional e obtendo um marketshare de 8,4%, alcançando a Apple com o iPhone em vendas com 89,5 mil aparelhos vendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário