quarta-feira, 7 de julho de 2010

Nokia


Um executivo da Nokia negou em seu blog que a empresa irá adotar o sistema operacional da Google. Apesar dos rumoresa respeito, a intenção da companhia é voltar ao topo do mercado de smartphones com seu próprio software, segundo Anssi Vanjoki, novo chefe de soluções móveis.

Em um post que leva o nome de "The fightback starts now" (ou, em tradução livre, "A revanche começa agora"), Vanjoki se mostrou empenhado em levar a Nokia de volta ao primeiro lugar na preferência dos usuários em relação ao sistema embarcado de seus smartphones.
"Eu estou comprometido, talvez até mesmo obcecado com a ideia de voltar a ser o número 1 em dispositivos high-end. Conseguir isso exigirá esforço e desempenho superior ao normal" ¿ afirma o executivo.
A Nokia, de acordo com o site The Inquirer, está apostando todas suas fichas nos sistemas Symbian, Moblin e MeeGo. Com concorrentes como iOS 4 e Google Android, tudo indica que a posição pode ser arriscada em termos de negócios, uma vez que nenhum dos aplicativos da Nokia é muito popular.
Alguns leitores do blog de Vanjoki, inclusive, mostraram-se desanimados com a decisão. "Ok. Boa sorte então", diz um comentário. Outro é ainda mais incisivo, beirando o sarcasmo: "Muito bem, Anssi. Agora eu começo a ver minha realidade sendo distorcida".

Aposta em smartphone
A esperança da Nokia, a se levar em conta o blog da companhia, está o novo aparelho chamado Nokia N8. O smartphone, que utiliza o recém-lançado Symbian^3, tem recursos como saída HDMI, sistema de som Dolby Digital Plus e filmadora integrada com qualidade de vídeo HD.
"Nos próximos meses, estaremos lançando o N8, o primeiro telefone da Nokia com Symbian^3. Tenho testado o N8 e acredito que ele vai surpreender muita gente com a sua potência e velocidade", defendeu Vanjoki, que fez questão de dizer que mesmo com os avanços um sistema Symbian^4 já está em estudo.
"Nós não costumamos comentar sobre o futuro dos produtos dessa forma, mas a criação de dispositivos com Symbian^4 já é possível. E é uma possibilidade muito forte", especula Vanjoki, mesmo após declarações da Nokia sobre a adoção do MeeGo, baseado em Linux, nos handsets da série N que estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário