quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Telebrás

Telebrás faz 1º pregão para plano de banda larga em 20/10


O primeiro pregão da Telebrás, para contratação de equipamentos para colocar a rede do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) em operação, será no próximo dia 20/10. O edital para a concorrência foi publicado nesta quarta-feira. Nessa etapa, a autarquia selecionará o fornecedor da infraestrutura que vai abrigar 241 Pontos de Presença (POPs) que serão instalados até 2012.
Serão adquiridos conteineres, gabinetes e materiais necessários para o funcionamento e proteção dos equipamentos ópticos, de rádio e de IP. Essa é a infraestrutura que garantirá o fornecimento de energia elétrica, climatização, segurança física como sistema de vigilância, controle de acesso e sistema de aterramento, entre outros. 

O pregão eletrônico será realizado por meio do 
portal de compras do governo federal, onde o edital está disponível na íntegra. A rede nacional de telecomunicações, gerenciada pela Telebrás, implementará o PNBL para levar banda larga de alta velocidade e baixo custo a 4.283 municípios brasileiros até 2014. Para isso, serão utilizadas fibras ópticas pertencentes ao sistema Eletrobrás e à Petrobrás que no momento se encontram apagadas. 
 
 No momento estão em consulta pública os termos de referência para a contratação dos equipamentos, softwares e serviços que farão o roteamento das demandas de tráfego na rede do governo federal. 

Também foram publicadas no
 site da Telebrás as especificações técnicas para a aquisição de enlaces de rádios digitais cuja função será distribuir o sinal do backbone até a sede dos municípios contemplados pelo PNBL. A autarquia prevê a realização de pregão para esses equipamentos ainda em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário